quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O QUE É NATUREZA? O QUE É MEIO AMBIENTE? O QUE É PAISAGEM?

                                                                  NATUREZA

A natureza engloba todo o meio ambiente que não sofreu ação do Homem, ou seja, tudo que é natural. Equivale ao mundo material em um seguimento dinâmico que lhes é próprio e seu segue regras próprias.
Se conceitua em modo geral em diferentes tipos seres vivos, tais como plantas, animais, e em alguns casos aos processos inanimados (não possui vida), como por exemplo o tempo atmosférico, a geologia da Terra e a matéria e energia que estes possuem. 




PAISAGEM   
                                                                                            
A Paisagem é tudo aquilo que podemos ver, é formada de volumes, cores, movimentos, odores, sons, entre outros. Ou seja a paisagem é a tradução do espaço em que vivemos. Existem dois     tipos de Paisagem, a Paisagem Natural é toda aquela que não tem intervenção urbana como      vegetações e formações geológicas. E a Paisagem Humanizada é aquela que sofreu intervenções humanas. Podemos citar de ambiente construído as obras da Arquitetura e Paisagismo.            Podemos citar como característica de paisagem a intensidade de modificações humanas            podendo ainda ser classificadas como paisagens agrícolas, minerais, industriais e urbanas.     


PAISAGEM NATURAL
PAISAGEM COM INTERVENÇÃO HUMANA


MEIO AMBIENTE
O meio ambiente engloba todas as matérias vivas e não-vivas na terra que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que concede, protege e administra a vida em todas as suas estruturas, ou seja, é o espaço em que vivemos e dependemos para a nossa sobrevivência.






Processos contemporâneos de planejamento urbano


O planejamento urbano, de acordo com o ponto de vista contemporâneo, tanto enquanto disciplina acadêmica quanto como método de atuação no ambiente urbano. A interpretação destes seguimentos, assim como método de atuação no ambiente urbano, lida com processos de preparo, estruturação e adaptação do espaço urbano. O entendimento destes seguimentos, assim como o grau de alteração de sua união , varia de acordo com a posição a ser tomada no processo de projeção e principalmente com o poder de atuação do órgão planejador. Assim há um novo modo de planejar que destaca a igualdade social, procurando aumentar as condições de vida da população, atribuindo o crescimento da economia como uma condição de importância para que isso ocorra e destacando as condições de preservação ambiental como necessárias, mas,essencialmente, adotando uma perspectiva de desenvolvimento comprometida com as gerações futuras.



Compreensão dos mecanismos e dispositivos de abordagem e operação do meio ambiente vivido e construído


Para compreender o meio ambiente em suas distintas dimensões é necessário definir sustentabilidade. A sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente, para não comprometer os recursos naturais. O entendimento do ambiente hoje é complexo, pois as pessoas se preocupam em assuntos relacionados à preservação, mas não tomam as atitudes necessárias.

Podemos citar algumas atitudes:

Reciclagem

Economia de água e energia



Transporte sustentável
Caronas solidárias, utilização de transporte público, bicicletas.



DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS


UTILIZAÇÃO DE ECOBAGS E NÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS



FORMAS DE PESQUISAS E ABORDAGENS DO MEIO AMBIENTE




Uma nova forma de conscientização esta sendo introduzida no começo da formação educacional, ensinando assim as crianças como cuidar, preservar o meio ambiente. Nesse mesmo espaço para jovens e adultos há a introdução de palestras, debates sobre o tema.Há também programas socioeducativos que conscientizam a população através de cartilhas, banners, propagandas entre outros.No entanto quando se pretende orientar intervenções na realidade com objetivos de alcançar a sustentabilidade, é necessário unir os vários ramos de conhecimento humano de forma que possam servir de orientação para as decisões individuais e também para orientação de políticas globais que abordam o ambiente.Nos dias atuais o mundo esta passando por um processo de conscientização do ambiente em que vivemos. Assim podemos criar diversas alternativas de idéias de preservação e sustentabilidade. O homem deve assim se interagir com o ambiente e pensar em formas de preserva-lo, não pensando apenas em si mesmo mas no todo.





ARQUITETURA SUSTENTÁVEL 


Pode ser chamada de Arquitetura Verde e Eco- Arquitetura, se da através da criação de maneiras de idealizar o projeto arquitetônico de forma sustentável, visando otimizar os recursos naturais e sistemas de edificações que de tal modo minimizem o impacto ambiental dos edifícios sobre o meio ambiente e seus habitantes.


Como por exemplo:



TELHADO VERDE: Telhados verdes são uma solução arquitetônica que consite na aplicação de uma camada vegetal sobre a base impermeável, podendo ser uma laje impermeável, podendo ser uma laje impermeabilizada ou mesmo um telhado convencional.



ENERGIA FOTOVOLTAICA: energia solar fotovoltaica tem como característica básica a conversão da Energia Solar em energia elétrica, limpa, renovável e inesgotável. O processo se dá por uma reação fotoquímica, ocorrida no interior dos Painéis solares fotovoltaicos, onde se encontram instaladas Células Fotovoltaicas, normalmente fabricadas em silício.



CONCRETO RECICLADO: É  possível obter agregados com características bastante semelhantes ao produto original, a partir de matérias-primas com custo muito baixo. A contribuição para o meio ambiente também é grande, já que se deixa de extrair o montante de 1.560 mil m3 de matéria-prima por ano, só no Município de São Paulo. O descarte de resíduos de construções também ocorre em grande quantidade. Estimativas do Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) da Prefeitura de São Paulo indicam que são recolhidos por mês cerca de 144 mil m3 de entulho na capital paulista - número que chega a triplicar, segundo estimativas extra-oficiais. Desses materiais descartados, 65% são constituídos de produtos inertes como argamassas, concretos e telhas, possíveis de serem reciclados.


ARTE


Auxilia a educação ambiental, por meio de pinturas, ilustrações botânicas, artesanato, tem-se a sensação de que tudo no meio ambiente pode ser reutilizado sem que nada seja prejudicado.
Alguns pintores e ilustradores retratam a natureza de forma criativa, educativa com uma visão simples porém didática e bonita. Os Artistas Plásticos buscam trabalhar com produtos recicláveis     (garrafa pete, tampa da latinha de refrigerante). 

ARTE COM TAMPINHAS DE REFIGERANTE


ARTE COM LATINHAS DE REFRIGERANTE

 
ARTE COM GARRAFA PETE



MATEMÁTICA

 Identificação de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade: É um assunto rico em questões matemáticas como, escolher opções mais eficazes  ( viáveis) de uma grande variedade de opções possíveis (incorporam alguns requisitos conservacionistas). 


Gráficos: -Análise através de gráficos sobre a quantidade de lixo que é jogado no meio ambiente e como isto o prejudica.
- Índices de desmatamentos
- Importância da reciclagem e os benefícios que traz e a economia que gera. 



ECOLOGIA

A ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e as suas interações com o meio ambiente. Ela também estuda a abundância e distribuição dos seres vivos na Terra.
Esta ciência é de extrema importância, pois através de seus estudos , obtemos dados que revelam se o animais e os ecossistemas estão em perfeita harmonia. É através desse estudo que o homem pode planejar ações que evitem a destruição da natureza, com isso possibilitando um futuro melhor para todos.
Em uma fase que o desmatamento e a extinção de diversas espécies estão em andamento, o trabalho dos ecologistas é de extrema importância. 



Novas modalidades de pensar sobre o meio ambiente gerando procedimentos de atuação e práticas urbanas


São desafios enfrentados quando se procura direcionar as ações para a melhorar as condições de vida no mundo. Um deles é a  mudança de atitudes na interação com o patrimônio básico para a vida humana: o meio ambiente. A solução dos problemas ambientais é considerada cada vez mais importante para garantir o futuro da sociedade. Assim,  é possível perceber a importância de incluir Meio Ambiente nas grades escolares como tema importante a toda prática educacional, Dessa forma as pessoas buscariam novos procedimentos e novas modalidades de pensar sobre o tema meio ambiente









Nenhum comentário:

Postar um comentário