A natureza engloba todo o meio ambiente que não sofreu ação do Homem, ou seja, tudo que é natural. Equivale ao mundo material em um seguimento dinâmico que lhes é próprio e seu segue regras próprias.
Se conceitua em modo geral em diferentes tipos seres vivos, tais como plantas, animais, e em alguns casos aos processos inanimados (não possui vida), como por exemplo o tempo atmosférico, a geologia da Terra e a matéria e energia que estes possuem.
PAISAGEM
A Paisagem é tudo aquilo que podemos ver, é formada de volumes, cores, movimentos, odores, sons, entre outros. Ou seja a paisagem é a tradução do espaço em que vivemos. Existem dois tipos de Paisagem, a Paisagem Natural é toda aquela que não tem intervenção urbana como vegetações e formações geológicas. E a Paisagem Humanizada é aquela que sofreu intervenções humanas. Podemos citar de ambiente construído as obras da Arquitetura e Paisagismo. Podemos citar como característica de paisagem a intensidade de modificações humanas podendo ainda ser classificadas como paisagens agrícolas, minerais, industriais e urbanas.
![]() |
PAISAGEM NATURAL |
![]() |
PAISAGEM COM INTERVENÇÃO HUMANA MEIO AMBIENTE
O meio ambiente engloba todas as matérias vivas e não-vivas na terra que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que concede, protege e administra a vida em todas as suas estruturas, ou seja, é o espaço em que vivemos e dependemos para a nossa sobrevivência.
Processos contemporâneos de planejamento urbanoO planejamento urbano, de acordo com o ponto de vista contemporâneo, tanto enquanto disciplina acadêmica quanto como método de atuação no ambiente urbano. A interpretação destes seguimentos, assim como método de atuação no ambiente urbano, lida com processos de preparo, estruturação e adaptação do espaço urbano. O entendimento destes seguimentos, assim como o grau de alteração de sua união , varia de acordo com a posição a ser tomada no processo de projeção e principalmente com o poder de atuação do órgão planejador. Assim há um novo modo de planejar que destaca a igualdade social, procurando aumentar as condições de vida da população, atribuindo o crescimento da economia como uma condição de importância para que isso ocorra e destacando as condições de preservação ambiental como necessárias, mas,essencialmente, adotando uma perspectiva de desenvolvimento comprometida com as gerações futuras.
Compreensão dos mecanismos e dispositivos de abordagem e operação do meio ambiente vivido e construído
Para compreender o meio ambiente em suas distintas dimensões é necessário definir sustentabilidade. A sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo, preservando o meio ambiente, para não comprometer os recursos naturais. O entendimento do ambiente hoje é complexo, pois as pessoas se preocupam em assuntos relacionados à preservação, mas não tomam as atitudes necessárias.
Podemos citar algumas atitudes: Reciclagem
Economia de água e energia
Transporte sustentável
Caronas solidárias, utilização de transporte público, bicicletas.
DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS
UTILIZAÇÃO DE ECOBAGS E NÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS
FORMAS DE PESQUISAS E ABORDAGENS DO MEIO AMBIENTEUma nova forma de conscientização esta sendo introduzida no começo da formação educacional, ensinando assim as crianças como cuidar, preservar o meio ambiente. Nesse mesmo espaço para jovens e adultos há a introdução de palestras, debates sobre o tema.Há também programas socioeducativos que conscientizam a população através de cartilhas, banners, propagandas entre outros.No entanto quando se pretende orientar intervenções na realidade com objetivos de alcançar a sustentabilidade, é necessário unir os vários ramos de conhecimento humano de forma que possam servir de orientação para as decisões individuais e também para orientação de políticas globais que abordam o ambiente.Nos dias atuais o mundo esta passando por um processo de conscientização do ambiente em que vivemos. Assim podemos criar diversas alternativas de idéias de preservação e sustentabilidade. O homem deve assim se interagir com o ambiente e pensar em formas de preserva-lo, não pensando apenas em si mesmo mas no todo.ARQUITETURA SUSTENTÁVEL
Como por exemplo:
TELHADO VERDE: Telhados verdes são uma solução arquitetônica que consite na aplicação de uma camada vegetal sobre a base impermeável, podendo ser uma laje impermeável, podendo ser uma laje impermeabilizada ou mesmo um telhado convencional.
ENERGIA FOTOVOLTAICA: A energia solar fotovoltaica tem como característica básica a conversão da Energia Solar em energia elétrica, limpa, renovável e inesgotável. O processo se dá por uma reação fotoquímica, ocorrida no interior dos Painéis solares fotovoltaicos, onde se encontram instaladas Células Fotovoltaicas, normalmente fabricadas em silício.
CONCRETO RECICLADO: É possível obter agregados com características bastante semelhantes ao produto original, a partir de matérias-primas com custo muito baixo. A contribuição para o meio ambiente também é grande, já que se deixa de extrair o montante de 1.560 mil m3 de matéria-prima por ano, só no Município de São Paulo. O descarte de resíduos de construções também ocorre em grande quantidade. Estimativas do Limpurb (Departamento de Limpeza Urbana) da Prefeitura de São Paulo indicam que são recolhidos por mês cerca de 144 mil m3 de entulho na capital paulista - número que chega a triplicar, segundo estimativas extra-oficiais. Desses materiais descartados, 65% são constituídos de produtos inertes como argamassas, concretos e telhas, possíveis de serem reciclados.
ARTE
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário